Rua do cond. Hípico, Entrada BFA, Benfica
De Segunda a Sábado, das 08:00 às 16:00 - Dom Fechado
geral@lacc.co.ao
cancro de mama é um tumor maligno, formado pelo crescimento de células de maneira desordenada, e desenvolvimento de um ou mais nódulos na mama. De acordo com o Instituto Nacional do cancro, é o cancro que mais causa mortes e o mais comum nas mulheres brasileiras, que o consideram a doença mais temida, já que afeta a percepção da sexualidade e a imagem pessoal.
Por não existir uma causa específica para essa doença, os especialistas apontam alguns fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento desse tipo de cancro. Os principais são:
Ser mulher.
Idade – mulheres acima dos 50 anos correm mais risco
Histórico familiar (parentes que já tiveram a doença)
Não ter filhos ou ter depois dos 30 anos
Elevado consumo de álcool
Excesso de peso (gordura na região abdominal)
Falta de exercícios físicos.
Ciclo menstrual: mulheres que começaram a menstruar cedo (antes dos 12 anos) ou que entraram na menopausa após os 55 anos têm risco ligeiramente maior de ter cancro de mama.
Tratamento com dietilestilbestrol: no passado, grávidas tomaram essa droga para reduzir o risco de aborto espontâneo. Mais tarde descobriu-se que o medicamento tinha efeitos teratogênicos (causando más-formações) e carcinogênicos.
Para a detecção precoce do cancro de mama é necessário visitar anualmente o médico ginecologista, e realizar alguns exames: o exame clínico das mamas e a mamografia, principalmente para mulheres acima de 40 anos. As mulheres precisam ter auto conhecimento a respeito de suas mamas, tornar-se consciente de seu corpo e suas mamas e poder identificar quaisquer mudanças ou novos sintomas que surgirem. E no primeiro sinal de mudança procure seu médico.
Fique actualizado com as nossas mais recentes notícias.
Liga Angolana Contra o Cancro ®️ 2025 | Desenvolvido pela empresa Angolores